Mensagem Folheto

Bem-vindos à Feira das Colheitas 2023!


Este é o nosso evento maior. São quatro dias para celebrar a nossa identidade de forte matriz rural, marcada pelas vivências ligadas ao ritmo dos trabalhos nos campos, em que a dureza do amanhar das terras era aligeirada pelas danças e cantares que animavam os que se dedicavam aos labores agrícolas, e que recordamos na exposição patente no Museu Municipal, nas instalações artísticas com alfaias agrícolas de grandes dimensões que abrilhantam espaços diversos da Feira e, acima de tudo, com o nosso desfile etnográfico, as atuações dos nossos ranchos folclóricos e bandas locais e os diversos concursos agrícolas.


São quase 8 décadas de um evento que atesta também a evolução, o crescimento e o dinamismo económico, social e cultural do nosso concelho, em que vimos surgir novos setores de atividade, que hoje adquirem particular relevância como se pode testemunhar na Exposição Empresarial como é o caso da indústria, o comércio e os serviços, e que coexistem com saberes antigos como os que vemos nascer das mãos primorosas dos nossos artesões na exposição de artesanato.


Um evento que cruza tradição e modernidade, que junta o que de mais genuíno as nossas associações fazem na preservação das nossas tradições e memórias, com novas expressões artísticas e consagrados artistas nacionais como os Calema e Richie Campbell, para cuja seleção arouquenses de todas as gerações, mas de muito particular as mais novas, contribuíram.


A Feira das Colheitas, mais do que o maior evento concelhio, é assim um espaço de encontro de sucessivas gerações de arouquenses e de milhares de forasteiros, construindo-se, a cada edição novas memórias, que, como as raízes das plantas e das árvores, crescem fundo, renovando-se a cada ano.
A todas as pessoas e entidades públicas e privadas que dão o melhor de si na concretização da Feira das Colheitas o meu vivo e sentido agradecimento.


A todos, arouquenses e de outras paragens, umas excelentes Colheitas!

Margarida Belém
Presidente da Câmara Municipal de Arouca